Mr. BROWNIE

Mr. BROWNIE
Mr. BROWNIE é simplesmente irresistível ! Arte e Imagens : www.arvorealta.com

Tuesday, June 28, 2011

Vinho e Chocolate : Para Ocasiões Especiais

Para ocasiões e datas especiais :

Vinho e chocolate: aposte nessa combinação perfeita para uma noite especial


Dia dos namorados sempre sugere paladares intensos, marcantes. Iguarias que devem seduzir pela aparência sem decepcionar a boca. Chocolates, "dos bons", parecem dar conta da demanda, independente da forma como são apresentados: trufas, barras, bombons, cestinhas recheadas etc. As pequenas mordidas no sedoso e aromático chocolate aquecem a alma e o relacionamento amoroso. Naquele momento preciso, quando o olfato antecipa a mordida, parece que nada mais existe ao redor e o mundo se resume à mistura de aromas e sabores que explodem na boca e no nariz. "Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates", escreveu Fernando Pessoa.

Após a mordida e apreciação do chocolate, a experiência pode ser prolongada e ampliada com a escolha certa da bebida que o acompanha. Embora seja de harmonização difícil, existem vinhos a preços razoáveis que podem fazer par com a guloseima. Antes, porém, é preciso entender que a harmonização não é das mais fáceis. Não é qualquer bebida que consegue encarar de frente seu peso e untuosidade.

No campo dos vinhos, as opções ficam em torno dos exemplares mais doces, com destaque para os fortificados. Durante o processo de fermentação, os fortificados recebem uma generosa porção de aguardente vínica, o que interrompe a transformação do açúcar em álcool, resultando em um vinho potente, com alto teor alcoólico (conseqüência da adição de aguardente) e doce (com a interrupção do processo de fermentação, grande parte do açúcar do mosto não foi transformado em álcool).

Entre esses vinhos, os mais conhecidos são os do Porto. Além da característica adocicada e potência alcoólica, o tempo de envelhecimento de um Porto adiciona à bebida aromas que também remetem ao universo do chocolate, como baunilha e caramelo. Os do Porto Tawny 10 anos, que passam maior tempo em barricas de carvalho, são boa indicação. Fáceis de serem encontrados, com uma infinidade de marcas, produtores e preços.

Outra opção para quem quer algo mais inusitado são os vinhos fortificados de uva tannat. O Uruguai é a grande referência para esses vinhos que, além da doçura e da potência alcoólica, trazem também forte presença dos taninos na boca, garantindo boa adstringência e equilibrando bem com chocolates, quer sejam na forma de barras, bombons ou tortas mais untuosas e ricas.

Entre os fortificados uruguaios da uva tannat existem no mercado brasileiro o Familia Deicas Licor de Tannat, do Estabelecimento Juanicó, pioneiro na produção desses fortificados, e o Etxe Oneko Tannat Licoroso, da renomada vinícola Pisano.

Familia Deicas Licor de Tannat
Produtor: Estabelecimento Juanicó
Preço: R$78,00 (gf. 500 ml)
Onde encontrar: Expand (11- 3847.4747) www.expand.com.br

Etxe Oneko Tannat Licoroso
Produtor: Pisano
Preço: U$56,50 (por volta de R$ 117,00, gf. 375 ml)
Onde encontrar: Mistral (11 3372.3400) www.mistral.com.br


fonte:
http://www.terra.com.br

Adicionado em: 04-06- 2009

No comments:

Post a Comment