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Wednesday, June 29, 2011

FORMULA DA JUVENTUDE À MESA

Fórmula da juventude à mesa

Alimentos simples, que fazem parte do cardápio do brasileiro, ajudam a retardar o envelhecimento


MAURÍCIO DE SOUZA

29_Juliana de Barros

Juliana de Barros se orgulha quando dizem que ela não aparenta ter 41 anos



A busca pela "fórmula da juventude" permeia o imaginário humano há séculos e está presente em contos de fadas, histórias em quadrinhos, filmes e livros de ficção. Mas enquanto a poção mágica não é criada, nutricionistas afirmam que é possível retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida fazendo uso de alimentos simples, de fácil acesso no dia a dia. "Para ter uma vida longa com saúde é importante as pessoas estarem atentas ao que irão consumir", argumenta a nutricionista Fernanda Fortini Bandeira, especialista em nutrição geriátrica.

A maioria desses alimentos já está na mesa dos brasileiros. Mas, alguns ainda não tiveram espaço nem na despensa dos consumidores. O Hoje em Dia apurou com três diferentes nutricionistas o cardápio elementar para quem busca a longevidade. Entre elas, houve um consenso pela escolha de alimentos com agentes oxidantes. "O termo define a atividade de proteção de várias vitaminas e minerais contra a lesão das moléculas altamente reativas, como os radicais livres", explica Fernanda Bandeira.

A ingestão frequente desses alimentos contribuiria para a proteção contra doenças crônicas transmissíveis, como hipertensão arterial, câncer e diabetes.

As especialistas Júlia Lorena Andrade de Oliveira e Maria Aparecida Guimarães listam as principais substâncias consideradas antioxidantes. "O selênio é essencial para o funcionamento normal do sistema imunológico e glândulas de tireoide", afirma Júlia. O elemento pode ser encontrado nos cereais integrais, ovos, leite, carnes e oleaginosas - castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas e nozes.

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Na lista de compras, sementes e fibras são fundamentais, como a linhaça e aveia Foto Maurício de Souza)

Para quem quiser manter a pele saudável, sem sinais do envelhecimento, a dica é consumir alimentos com zinco. A substância é encontrada em carnes, aves, frutos do mar, laticínios, feijões, lentilhas, nozes, cereais integrais e sementes, principalmente, de abóbora. "A deficiência de zinco no organismo ocasiona lesões na pele: má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas", adverte Fernanda.

Os bioflavonoides, componentes das plantas, também agem como antioxidantes. "Além de proteger a vitamina C de uma possível oxidação no sangue, eles permitem que o corpo seja beneficiado por uma ação mais ampla da vitamina", explica Júlia Lorena. Os bioflavonoides ainda têm propriedades antialérgicas, anti-inflamatórias, anti-bactericidas e antivirais. As fontes dessas substâncias estão nas frutas cítricas, uvas vermelhas e escuras. Por isso, vale ainda tomar aquele copo de vinho tinto diariamente. "Ele combate o envelhecimento e inibe a formação de placas na corrente sanguínea", endossa Fernanda.

O fígado, o mamão e a cenoura também podem ser considerados alimentos da longevidade. Os três pertencem ao grupo dos carotenoides, com a atividade da vitamina A. "Eles oferecem proteção contra algumas doenças degenerativas, como certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e catarata", afirma a nutricionista Maria Aparecida Guimarães. Para a obtenção dessas substâncias, ela recomenda ainda o consumo de brócolis, escarola e frutas e vegetais amarelados e alaranjados.

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Frutas são fundamentais para um cardápio da longevidade: de todas as cores e sabores (Foto Maurício de Souza)

E cita também o tomate, que possui licopeno, que retarda o envelhecimento das células da próstata. "O cozimento do tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo, assim o molho de tomate cozido é melhor do que o tomate cru", ensina.

Fonte : http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/2.268/2.273/formula-da-juventude-a-mesa-1.302094


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